sábado, 1 de janeiro de 2011

Decisão brasileira sobre Battisti é destaque na mídia internacional

A decisão do governo brasileiro de não extraditar o ex-ativista italiano Cesare Battisti já ganha destaque nos veículos internacionais. A versão online do jornal italiano Corriere Della Serra tem a notícia como manchete, anunciando: “Battisti, o não de Lula à extradição”.

O jornal afirma que, para o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, essa é uma história ainda não resolvida. O veículo online também cita uma possível crise diplomática pelo fato de o governo brasileiro ter considerado impertinentes as pressões italianas para a extradição do ex-ativista.

A Ansa, uma da principais agências italiana de notícias, traz a informação como manchete e afirma que a Itália chamará à Roma o embaixador do país no Brasil, Gherardo La Francesca, para prestar informações e decidir sobre o futuro do caso.

A decisão do governo brasileiro foi chamada com destaque nas páginas dos principais dos periódicos de outros países europeus, como o El País, da Espanha: “Lula termina seu mandato rejeitando a extradição de Battisti”; e o Le Monde, da França: “Lula se recusou a extraditar para a Itália ex-militante Battisti”.


Battisti está preso no Brasil há quatro anos por decisão do Supremo Tribunal Federal, que acolheu pedido da Itália. Ele foi condenado à prisão perpétua pela Justiça de seu país por mortes ocorridas nos anos 1970, quando integrava organizações da extrema esquerda. Ele nega e diz ser perseguido político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário