Seis estados que pagam pensões vitalícias a ex-governadores não repassam informações detalhadas sobre os benefícios pagos. No Maranhão, após cobrança do jornal Folha de S.Paulo, a assessoria da governadora Roseana Sarney (PMDB) disse que tinha a lista pronta dos nomes, mas que só poderia enviar depois da chancela do secretário da Administração. Roseana, que já foi governadora anteriormente, recebe cerca de R$ 24 mil.
O governo mineiro se recusou a dar dados. O estado, comandado por Antonio Anastasia (PSDB), argumenta que leis de 2004 e deste ano impedem que sejam divulgados os salários de pensionistas sem a autorização expressa deles. A lei deste ano usada como justificativa foi assinada pelo governador no último dia 13. Trata de consignação em folha em pagamento de servidores inativos ou na ativa.
Os senadores eleitos Aécio Neves (PSDB) e Itamar Franco (PPS) afirmaram, por meio da assessoria, que não recebem o dinheiro. O governo mineiro também diz que os dois não são remunerados.
Os demais estados não se negaram a passar informações, mas não responderam aos pedidos do jornal Folha de S.Paulo. É o caso do Pará, Alagoas, Acre e do Piauí, onde membros do governo disseram que não sabem quem são os beneficiários de R$ 12,3 mil mensais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário