sexta-feira, 8 de julho de 2011

Faculdades ensinam até tabuada para aluno poder acompanhar a graduação

Várias faculdades particulares estão dando cursinhos de nivelamento no primeiro ano para que os ingressantes revejam  conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática do ensino fundamental e médio. Os alunos chegam ao ensino superior sem saber nem mesmo a  tabuada, por exemplo, ou resolver divisões simples e equações com fração. Em Português, precisam reaprender ortografia, concordância e pontuação. De maneira  geral, não conseguem ler um texto complexo, próprio do curso, e responder a questões.

Os cursos de reforço ocorrem, geralmente, uma hora antes do período normal de aulas, no caso do noturno, ou uma hora após o expediente escolar, para quem  estuda pela manhã. Nesses módulos há estudantes oriundos do sistema particular de ensino, mas a maior parte dos estudantes, dizem os professores, é formada  por gente vinda da rede pública.

"Os alunos chegam sem noção alguma da serventia do conteúdo para a vida dele. Falta significado". O ensino público está muito ruim", diz uma professora.

As instituições particulares já perceberam que precisam resolver as deficiências da educação básica de seus ingressantes se quiserem mantê-los nas aulas. "Esse é o nosso público. E ele também tem direito de cursar a faculdade. O diploma da educação superior tem implicações sociais. Felizmente, algumas universidades estão olhando para isso e oferecendo os cursinhos", um professor universitário. (Jornal da Tarde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário